Nos dias de hoje a questão ambiental é fundamental para o futuro da humanidade. A ação do homem sobre o meio acarreta em condições adversas para sua própria perpetuação. Nos últimos cinqüenta anos nunca se poluiu tanto, desmatou-se tanto e tantas espécies, sejam vegetais ou animais, estiveram tão ameaçadas. A questão da Biodiversidade e das Mudanças Climáticas está no centro desse problema.
O Bioclimático cria um espaço de discussão para esses assuntos. Em nossas páginas o usuário encontra informações, opiniões e espaço de debate para esses temas, tão importantes atualmente.
Sempre buscando uma informação objetiva e de qualidade, o Bioclimático se apóia sobre quatro premissas essenciais:

Transparência

Diversos outros sites, textos oficiais, livros, estudos, palestras e artigos, entre outras publicações, são consultados diariamente para construirmos nosso conteúdo. A equipe do Bioclimático procura sempre a informação mais atual, precisa e abalizada como base dos seus textos.
Nosso diferencial está na transparência. Todas as fontes usadas estão creditadas. Na seção Links você pode encontrar referências sobre quaisquer dos assuntos abordados; é a oportunidade de dar um passo maior e se aprofundar naquele assunto. Em Biblioteca estão listados os livros que serviram de base para reportagens e artigos.
Mais do que garantir a acurácia da informação, a explicitação de todas as fontes proporciona a oportunidade do usuário se debruçar nos temas que mais lhe convierem.

Informação Livre

Da mesma forma que fazemos questão de citar nossas fontes, queremos também ser usados. Acreditamos que a informação é um bem público e deve estar disponível a todos.
Sobre esse conceito se apóia toda a idéia do Bioclimático. No mundo de hoje, a internet possibilita acesso irrestrito e em tempo real a todo o tipo de informação. É exatamente por isso que somos um veículo online, queremos fazer a informação circular; chegar a quem quer que seja, onde quer que esteja.
Claro que premissas básicas são importantes nesse processo. Assim como atribuímos a autoria das informações que nos serviram de fonte, esperamos que o usuário faça o mesmo. Esse contrato é essencial para que a informação continue circulando livremente e, cada vez, tenha valor em si.

Interatividade

No processo de circulação das informações de hoje em dia a internet se destaca pela democratização dos fatos. A imprensa de hoje já não pode, nem consegue, ser a única responsável pela produção de conteúdo. O cidadão comum – através de blogs, ou qualquer outra ferramenta – está cada vez mais presente na divulgação de fatos e eventos.
No Bioclimático queremos essa participação. Em nossas páginas estarão disponíveis, por fóruns e outros canais de interação, espaços para as idéias do usuário. Acreditamos que a troca de idéias e experiências são fundamentais para a discussão dos temas propostos; e queremos sempre estimula-las.
Outro ponto importante é a aproximação de setores variados da sociedade. Queremos sempre promover o debate entre governo, empresas e sociedade civil para juntos chegarmos a uma solução desses problemas que atingem a todos.

Referência

Por fim, se cumpridos todos os pontos acima, pretendemos ser uma referência em Mudanças Climáticas e Biodiversidade. Queremos ser lembrados sempre que essas temáticas forem levantadas.

Imprensa, governo, academia, escolas, empresas e sociedade civil, disponibilizando espaço equivalente para todos esses setores pretendemos que o debate aumente, soluções e políticas sejam adotadas e cada vez mais a qualidade de informação melhore no país.

EXPEDIENTE

Coordenador Geral
Fabio Feldmann

Concepção:
Fabio Feldmann e Patrícia Mesquita

Produção de Conteúdo
Denise Meira do Amaral

Colaboradores
Adriana Hansen
Cléo Toledo
Marina Schurr
Natália Lutti
Virgínia Dorazio